Blog

Principais dúvidas sobre a cirurgia  R24R (Pré-Operatório)

PRÓTESE DE MAMA DE RECUPERAÇÃO RÁPIDA | R24R

Para quem é indicado?

Está indicada para qualquer mulher que não tenha queda nas mamas (inclusão de prótese R 24 R), precisa ter mais de 16 anos (com autorização dos pais ) e não tem limite de idade, além de ter que estar num peso adequado, que seria o IMC<25. 

No caso da mastopexia pode ser feito o método também, mas a recuperação só é mais rápida para aquelas mamas pequenas e com queda moderada (ptose grau 2).

Benefícios da Prótese de Recuperação Rápida

Essa técnica prima acima de tudo pela segurança e baixíssimo risco de infecção. Isso se dá por seguirmos sistematicamente os 14 pontos de segurança da cirurgia de prótese mamária. Essa sistematização permite uma cirurgia mais segura para os pacientes. 

Para quem é contraindicado?

Essa cirurgia é contraindicada para pacientes com queda severa nas mamas e mamas muito grandes.

Sutiã interno, quando é indicado e quais os benefícios: 

Sempre que é realizada a R24R, sutiã interno é feito também, ele faz parte da técnica e somado ao “grip plane” é o que permite que a paciente movimentar os braços livremente pouco tempo depois da cirurgia. 

O sutiã interno é uma sutura especial com o fio farpado na região do sulco mamário, que pelo processo cicatricial a região fica mais firme, dando portanto mais sustentação à prótese na parte inferior. 

O Grip plane é a sustentação lateral da prótese, a maneira com que a técnica é feita, o músculo peitoral menor “segura” a prótese lateralmente, isso quando a paciente deita pode ser vista a sua função que é impedir que a mama se espalhe, que ela caia para as laterais. 

Esse conjunto portanto dá maior firmeza à mama e portanto maior durabilidade.

Como funciona o pré-operatório?

Como a maioria das cirurgias, ela também precisa de exames pré-operatórios para então poder ser realizada a cirurgia. Entre eles estão exames de sangue, radiografia de tórax, ultrassonografia das mamas e a avaliação cardiológica, nessa avaliação a depender de cada paciente ( idade, doenças crônicas e etc) o cardiologista pode adicionar ou não outros exames. Tudo isso é necessário para que o procedimento corra em segurança.

Qual a duração da cirurgia, período de internação e quais os pontos de incisão para colocação da prótese?

A cirurgia em si dura cerca de 1 hora, porém é importante ressaltar que somado a esse tempo há ainda o tempo da realização da anestesia e preparo da paciente com a antissepsia e colocação de campos cirúrgicos. 

O período de internação dessa modalidade cirúrgica é menor em comparação às demais justamente pela técnica anestésica e cirúrgica empregadas na R24R, a paciente já começa os exercícios de movimentação dos braços na sala de recuperação anestésica e recebe alta cerca de 3 a 4 horas após o procedimento. 

A incisão para colocação da prótese é no sulco mamário com cerca de 4,5cm na maioria das vezes. 

Qual é a técnica mais indicada  para colo mais marcado e perfil de prótese

O colo marcado está diretamente ligado à espessura da pele (quanto maior o IMC mais grossa a pele por deposição de gordura) e à presença de mais tecido mamário (quanto mais tecido mamário menos marcado fica). 

Para um colo mais marcado normalmente é feito o uso da prótese redonda de perfil alto ou extra alto a depender do que é possível para cada paciente dentro do que ela almeja com a cirurgia. 

Muitas pessoas ainda têm a crença que a prótese em “dual plane”, ou seja parte abaixo do músculo e parte fora dele, não deixa o colo marcado, isso é um engano, muito frequente uma vez que a técnica empregada na R24R possui uma maior estabilidade da prótese e da mama por conseguinte, com um colo marcado e belas linhas de clivagem. 

Qual a técnica mais indicada para colo mais natural e perfil de prótese?

Pacientes que querem um colo mais discreto, é possível fazer uso da prótese anatômica de projeção extra alta ou uma prótese redonda de projeção moderada. 

Esse formato de prótese confere à mama aquele desenho mais natural, belo colo, linhas de clivagem mamária e com mamas firmes.