Blog

Principais dúvidas sobre a cirurgia R24R (Pós-Operatório)

PRÓTESE DE MAMA DE RECUPERAÇÃO RÁPIDA | R24R

Como funciona o  pós-operatório? 

Os cuidados pós-operatórios são de suma importância para a recuperação da paciente,  além das medicações de rotina que são prescritas, é necessário fazer os exercícios de movimentação dos braços ensinados na alta, para melhor acomodação da prótese; usar a meia de compressão continuamente por 7 dias; usar o sutiã cirúrgico continuamente por 1 mês, esse cuidado passa para 12h/dia no segundo e terceiro mês de pós operatório; dormir de barriga para cima por 30 dias (essa parte algumas pacientes reclamam mas acaba que se acostumam). Uma imensa facilidade na R24R é com os cuidados com a ferida operatória, pois devido a um curativo especial de hidrocolóide que é colocado sobre a cicatriz é retirado com 10 dias de pós cirúrgico, assim  não há preocupação com a limpeza frequente da cicatriz e facilitará inclusive na hora do banho, pois esse curativo é impermeável e portanto a cicatriz se manterá sem umidade. Após a retirada desse curativo é prescrito uma pomada que ajudará no processo de cicatrização para obter-se uma cicatriz mais fininha. 

Quais as diferenças dos cuidados para a prótese comum e prótese de recuperação rápida?

Na prótese comum o que é diferente é que além de não ter esse curativo especial e portanto haver a necessidade de limpar a cicatriz 2x/dia com álcool 70%, a paciente tem a mobilidade dos braços mais restrita, para uma melhor acomodação da prótese, ela só será liberada para dirigir e mexer livremente os braços com uma semana de pós-operatório e mesmo assim sem carregar peso. Já na R24R ela tem a sua liberdade de mobilização em nada comprometida, pois no dia seguinte já é possível dirigir, movimentar os braços livremente e carregar um peso de até 15kg. Portanto, na imensa maioria das vezes isso é atingido, sempre lembrando que é uma cirurgia e portanto há a remota chance de intercorrências devido a toda a segurança que envolve a técnica. 

Para prótese de recuperação rápida quando o paciente volta a movimentar os braços e as atividades diárias? 

Ao acordar do procedimento a paciente já faz o seu primeiro exercício de movimentação dos braços. No dia seguinte ela estará liberada para trabalhar (serviço de escritório/administrativo) e dirigir. Portanto, grande parte da sua rotina não mudará, apenas atividade física que será liberada após um mês. 

Autoestima x prótese de mama? Qual a relação delas com bem-estar e qualidade de vida? 

É muito frequente que mulheres com hipomastia (mamas pequenas) tenham aquele incômodo velado com coisas simples do dia a dia, como vestir uma roupa de academia, ir à praia ou ao clube e ficar de biquíni, usar roupas de festa entre outras situações que fique evidenciado que a mulher possui mamas bem pequenas. Isso normalmente persiste por anos, até que ela decida realmente mudar isso e colocar um implante mamário. É muito comum o sorriso de alegria imediatamente após a paciente olhar para baixo e ver seu colo “novo”. Essa mudança brusca no corpo que dura cerca de uma hora e não retira a liberdade dela, muitas vezes carrega anos de sofrimento calado e por vezes até bullying. É perceptível  a mudança,  confiança e segurança que se obtém posteriormente à cirurgia. A R24R como muitos outros procedimentos na cirurgia plástica tem o poder de devolver a autoestima da pessoa só que de maneira diferente, sem ter que mudar sua rotina diária